Editorial Vl 2, N 1 2019

Romário Gava Ferrão

Resumo


A Multivix ao completar seus 20 anos tem a satisfação de apresentar o volume 2 da Revista Multi-Science Research (M-SR), uma publicação científica multidisciplinar de diferentes cursos e unidades da Multivix, com a participação de instituições de ensino e pesquisa brasileira.

 A Revista M-SR tem como objetivo principal de estimular, desenvolver e divulgar os resultados de pesquisas inéditas, oriundas das investigações científicas, para o meio acadêmico e científico, contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Seu foco principal é difundir resultados de pesquisas na forma de artigos científicos das diferentes áreas do conhecimento, buscando o desenvolvimento da instituição, comunidades e da sociedade como um todo.

Essa publicação é constituída por oito artigos, redigidos por 34 autores de dez instituições com a abordagem de temas multidisciplinares das áreas de ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais, das subáreas de medicina, biologia, engenharias elétrica, química, computação e de produção, economia e de administração. As sínteses dos principais resultados de pesquisa desta revista encontram-se a seguir:

Em estudos epidemiológicos de Rabdomiólise, que é uma síndrome clínica aguda, caracterizada pela dissolução e desintegração do músculo estriado esquelético, desencadeada por exercícios físicos, realizado no município de Vitória, ES, verificou-se que 2,65% dos indivíduos pesquisados apresentaram essa síndrome. A prevalência foi em jovens do sexo masculino, entre 18 e 25 anos, de raça branca, com maior nível de escolaridade. Os casos mais sugestivos se manifestaram em indivíduos que realizam quatro ou mais sessões semanais de exercícios físicos. No geral, não há relação entre o tipo e finalidade do exercício físico com o desenvolvimento da Rabdomiólise. O acompanhamento profissional se mostrou um fator preventivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Multi-Science Research (MSR)

Journal Multi-Science Research (MSR). e-ISSN: 2595-6590

Rua José Alves, nº 135, Goiabeiras, Vitória, ES (Brasil). CEP: 29.075.080.